Assine a Patrimóvel News

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Pelo dados da FGV, a recessão "claramente" chegou ao fim

O Globo - Coluna Miriam Leitão
POR MARCELO LOUREIRO

A economia voltou a crescer em julho, pelo cálculo do Monitor do PIB da FGV. Contra junho, a alta foi de 0,1% e em relação a 2016 o avanço foi de 1,3%, o terceiro resultado positivo seguido. As “taxas apontam claramente para o fim da recessão” notou Claudio Considera, coordenador da pesquisa.

O gráfico abaixo ajuda a entender a opinião do especialista. No trimestre até julho, a alta foi de 1,1%, melhor que no período imediatamente anterior. A economia vem se distanciando do pior momento da crise. Nessa comparação com 2016, o principal destaque ainda é a agropecuária, com alta de 11,7%. A FGV notou que a indústria de transformação cresceu 1,6% no trimestre até julho, o primeiro resultado positivo desde o início de 2014.  
O Monitor da FGV tenta seguir mensalmente o cálculo feito pelo IBGE, que faz o levantamento trimestral oficial das contas nacionais. Nos últimos meses, o retrato da economia tem se revelado melhor que no mesmo período de 2016. E a estimativa do mercado para o PIB de 2017 vem melhorando.  

Crescimento ganhou força nos últimos meses, na comparação com 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário